Medicamento pode causar trombose e até morte

A pílula anticoncepcional Diane 35, da farmacêutica alemã Bayer, foi retirada do mercado na França

0
620

A pílula Diane 35 da Bayer foi retirada do mercado na França depois de serem detectados efeitos colaterais graves nas usuárias dessa pílula. A pílula é normalmente utilizada como anticoncepcional e para combater acne.

Causas da morte

Essa pílula pode provocar trombose, que é provocado pelo aparecimento de coágulos de sangue nas veias (normalmente na perna) e como nosso corpo esta todo interligado, esses coágulos podem chegar aos pulmões e ao cérebro, causando embolia.

Além de tirar do mercado essa pílula, a ANSM (Agência Nacional de Segurança e Medicamentos e Produtos de Saúde da França) anunciou que iria se comunicar com as entidades competentes para que os médicos parassem de prescrever esse medicamento.

O laboratório que produz essa pílula (Bayer) já se pronunciou e disse que os efeitos secundários que o remédio pode causar estão descritos na bula do mesmo e que o paciente tem acesso a isso ao comprar essa pílula.

Esse remédio é também usado para tratar o ovário policístico e já é utilizado no Brasil há mais de 20 anos. O chefe de equipe de ginecologia e obstetrícia do Hospital São Luiz, em São Paulo, Mario Martinez diz que todos os remédios anticoncepcionais apresentam risco de trombose por isso reafirma a necessidade de consultar sempre um médico antes de começar a tomar remédio por conta própria.

No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alega estar analisando a situação

Esse vídeo fala um pouco mais desse assunto tão importante:

Relacionado: 7 coisas que você não deve fazer tomando anticoncepcional

Fonte: veja.abril.com.br